Guia rápido para curtir o melhor do Ceará

Guia rápido para curtir o melhor do Ceará

Para celebrar o Dia Nacional do Turismo, nós fizemos um guia rápido para os que visitarão nosso estado por pouco tempo e quer vivenciar cada momento. Veja o que fazer, onde comer, aonde ir e muito mais.

Visite nossas praias:

  • Jeriocoacoara: Considerada uma das 10 praias mais bonitas do mundo segundo o The New York Times, Jericoacoara é rica em belezas naturais com uma variedade de esportes náuticos pra você se aventurar.
  • Praia do Futuro: Uma praia que tem a comodidade de estar localizada na capital Fortaleza, ela garante conforto e lazer com suas barracas com alta infra-estrutura.
  • Praia do Cumbuco: Localizada no município de Caucaia, a 30 km de Fortaleza, Cumbuco é sinônimo de tranquilidade e esportes como Windsurf e Kitesurf
  • Praia do Beach Park: Completa estrutura para receber os visitantes à beira mar, com serviços de alimentação e lazer e toda a comodidade e conforto, no melhor clima da praia.

Leve para casa uma recordação:

Da esquerda pra direita: Feirinha, Mercado Central e Ceart.

  • Feirinha na Beira-mar: Famosa Feira de artesanato que acontece todos os dias no calçadão da Avenida Beira Mar da cidade de Fortaleza desde 1980.
  • Mercado Central: Pra quem adora presentes souvenirs regionais, precisa dar uma passada no Mercado Central, que é especializado em todo tipo de artesanato produzido no Ceará. Lembrando que o local possui quatro pisos, ligados por escadas e passarelas. Por isso, prepara-se para explorar o prédio com muitas subidas e descidas.
  • Ceart: O Centro de Artesanato do Ceará, um dos lugares mais agradáveis para comprar o artesanato local. A variedade é muito ampla, voltada principalmente para decoração de ambientes.

Experimente a culinária cearense:

Da esquerda pra direita: Caranguejo, Tapioca e Baião de dois.

  • Caranguejada (caranguejos cozidos servido com molhos): consumida tradicionalmente às quintas-feiras em Fortaleza.
  • Tapiocas: Iguaria tipicamente nordestina, é pedida obrigatória pra quem quer experimentar a culinária regional. Os recheios darão um toque especial à tapioca e variam de acordo com a preferência do cliente.
  • Culinária típica cearense: Pratos feitos com frutos do mar, peixes e carnes mais fortes como a carne seca. Os mais famosos e mais saboreados pelos turistas são: baião de dois, arroz e bobó de camarão, churrasco de carne do sol, moquecas, entre outros.

O que fazer pra se divertir:

Da esquerda pra direita: Parque aquático, Dragão do Mar, Ponte Metálica.

  • Parque aquático do Beach Park: Localizado na praia do Porto das Dunas, a 16 km de Fortaleza (20min), o parque conta com diversos brinquedos e toboáguas do parque aquático, incluindo o Acqua Circo, considerado o maior e melhor playgound aquático da América Latina.
  • Centro Cultural Dragão do Mar: Complexo cultural que proporciona atividades culturais, exposições e abriga o Memorial da Cultura Cearense, Museu de Arte e o Cine-Teatro.
  • Ponte Metálica: Também chamada de Ponte dos Ingleses, esse ponto turístico tem um ambiente charmoso à beira-mar com uma pequena galeria de arte, um observatório marinho e uma excelente vista para contemplar o pôr do sol.
  • Passeios de buggy: Quem gosta de aventura, não pode deixar de fazer esse passeio. Disponível em quase todas as praias, os visitantes só precisam escolher empresas com profissionais credenciados.

Fique de olho no clima

De clima quente e úmido, a temperatura de Fortaleza varia entre 25 e 28 graus ao longo do ano. Mesmo nos meses mais frios, de maio a julho, a temperatura média fica acima de 25 graus. Sendo considerada a capital menos chuvosa de todo o Nordeste.

Aproveitem para vivenciar aventuras, fazer amizades, e tornar a sua viagem inesquecível.