Jornada Sustentável Ceará: Beach Park lidera ação que planeja tirar 30 toneladas de lixo do mar e das praias cearenses

Jornada Sustentável Ceará: Beach Park lidera ação que planeja tirar 30 toneladas de lixo do mar e das praias cearenses

O Beach Park promove durante o mês de setembro a Jornada Sustentável Ceará, parte de um dos maiores movimentos globais de ação social de combate ao descarte indevido de resíduos sólidos.As ações irão incluir limpeza da praia, mangue e do oceano com voluntários, pescadores e mergulhadores e plantio de cerca de 15 mil mudas nas margens do Rio Pacoti.

A programação completa será lançada em um almoço para jornalistas, políticos, empresários e sociedade em geral no dia 19 de setembro aqui no Beach Park. Setembro é o Mês Internacional dos Mutirões de Limpeza de Praia marcado principalmente pelo movimento global World Clean up Day. Para se ter ideia da dimensão da iniciativa, em 2018 cerca de 18 milhões de pessoas em 157 países participaram do maior dia de coleta de resíduos da história da humanidade.

No Brasil essa mobilização é liderada pelo Instituto Limpa Brasil, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a conscientização da população brasileira para o problema do descarte irregular do lixo urbano por meio da realização de projetos integrados que envolvem a sociedade civil. Os dias de 23 a 27 de setembro serão reservados para cuidar também do Rio Pacoti, um dos maiores rios da região, que banha o estado do Ceará e deságua no mar do Aquiraz.

Em ação inédita, o Beach Park promoverá o plantio de cerca de 15 mil mudas nas margens do rio em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro) com a participação de 300 crianças das escolas públicas de Aquiraz, que além de plantar também terão aulas de educação ambiental.

Além disso, a jornada vai promover visitação de universidades e escolas, para conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e o tratamento de água das piscinas do Complexo. Na visita, os alunos entenderão como funciona o processo para o reuso da água na irrigação das áreas verdes. A ETE do Beach Park é referência no Estado do Ceará: funcionando 24 horas por dia, gera 3.200 m³/mês de água para irrigação além de reutilizar 168 m³ por mês para tratamento das piscinas através do sistema de retrolavagem dos filtros. Atualização Nossas inscrições foram encerradas!

Agradecemos a todos que toparam participar dessa grande ação com a gente. Você pode deixar o seu contato para as próximas ações que iremos realizar, não vamos parar por aqui! :)   Clique aqui para se inscrever para outras ações.